A música "O Dom", composta por Juliana Lima em 2006 e que nomeia seu quarto álbum, de 2007, entra nesta terça-feira, 13 de janeiro de 2025, na programação da rádio Nova Brasil FM (em São Paulo, a 89,7 MHz no dial, mas pode ser acessada online aqui).
"Foram 15 anos esperando este momento chegar. Quinze anos insistindo para que isso desse certo de alguma forma. É um sonho realizado, de verdade. A gente nunca sabe como as coisas vão ou não reverberar, mas, quando se tem um sonho, só existem três caminhos: desistir, abandonar ou persistir", comemora Juliana.
Ela persistiu. Explico. Ou melhor, ela explica: a música, como dito, foi gravada em 2007 e se tornou uma das mais pedidas nos vários shows que Juliana apresentou pelo Brasil e fora dele. É também uma das canções mais regravadas dela. Há versões no CD seguinte dela, "Aquariana", em português e espanhol, em forró, gravado pelo Beijo de Moça, seu trio do ritmo nordestino, e por aí vai.
Mas as rádios a ignoravam peremptoriamente: "Em 2010, conheci um divulgador de rádio que levou a música, pela primeira vez, à Nova Brasil FM. Na época, a rádio não quis tocá-la, alegando que a gravação não estava muito boa. A partir daí, comecei uma verdadeira saga", relembra a cantora e compositora.
Em minha opinião, faltou aos programadores das rádios fazer o que Juliana recomenda na canção: "Pare, pense, ouça e... sinta"...
Ok, após algum tempo, a caitituagem deu resultado: outra obra dela, "Que Seja Leve", do álbum "Esperança", de 2021, entra na programação daquela rádio, e depois também na rádio Alpha FM (101,7 MHZ). Depois, foi a vez de "Temporal", do mesmo disco, tocar na emissora paulistana especializada em MPB.
Agora é a vez desta versão 2025 de "O Dom" (clipe na abertura desta postagem) entrar na rádio 20 anos depois de vir à luz. Essa gravação tem produção e arranjos de Jeff Pina, músico que deixou suas digitais em trabalhos de Chitãozinho e Xororó, Alceu Valença, Gaby Amarantos, Mart'nália, Roberta Miranda, Tiago Iorc e Anavitoria.
Para saber mais sobre Juliana Lima, siga-a nas redes sociais ou leia neste blog textos a seu respeito que publiquei: é só clicar em cima do título para acessar (não se esqueça de comentar):
Juliana Lima canta a saudade e a fé em dias melhores
Juliana Lima mescla MPB e rock em novo single, “Bem Mais”
Juliana Lima lança DVD “Aquariana” com show no Ao Vivo
Juliana Lima comemora 20 anos de carreira com show no Parlapatões