O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2009: um balanço

Foi um ano estranho, cheio de reviravoltas, de cair em profundo desânimo e fazer altas loucuras. Rompi um relacionamento longo, iniciei outros, não fiquei sozinho, mas me senti muito solitário. Trabalhei bem, mas estudei pouco; tentei por duas vezes ingressar no mestrado da USP, mas não deu. Mas tive a felicidade de ver minha filha ser aprovada em dois vestibulares e passar para a segunda fase da Fuvest. Viajei muito, muitas vezes de forma até irresponsável, gastei muito mais do que podia, mas me dei conta a tempo da besteira que fazia. Conheci um monte de gente, mas os amigos antigos quase não os vi. Ouvi muita música nova, e ouvi de novo muitas que não canso de ouvir (Beatles e Frank Zappa, principalmente). Fui bastante ao cinema e a shows, mas muito pouco a teatros. Voltei a estudar violão e relaxei bastante na atividade física. Troquei de bicicleta planejando andar mais, mas que nada... Questionei muito meu terapeuta, mas ainda não consegui abandonar o tratamento (??). Dei-me conta de que não sou tão péssimo como sempre achei que era, talvez por perceber que se fosse assim tão ruim algo maligno já teria me acontecido. Mas posso até me considerar abençoado. Sei lá, não sei se no geral o ano 2009 foi bom ou ruim, depende do momento; posso dizer que ele começou muito ruim, tive péssimos momentos e consegui reverter e ter momentos de extrema felicidade, ou pelo menos de fortes emoções, que elevaram minha autoestima e me fizeram sorrir. No balanço geral considero que fiz muitas besteiras, mas não por maldade, talvez por imaturidade ou necessidade de sair do marasmo.

Para este 2010, não faço planos, mas sei que haverá mudanças radicais, porque, em minha vida, todo começo de década marcou uma reviravolta. Foi assim em 1970, quando a mudança para a capital abriu minha cabeça para um mundo novo, para o bem e para o mal. Em 1980, tive uma tomada de consciência e mudança de pensamento que moldaram minha cabeça até hoje. Em 1990, conheci aquela com quem me casaria e com ela seríamos pais de minha adorada Isabela. Em 2000, veio a morte de meu pai e minha separação, e pouco depois nova jornada profissional. Portanto, creio que em 2010 algo haverá, e não faço a mínima ideia do que seja. Ainda bem. Como não sou supersticioso, apenas considero isso coincidências...

A todos os que eu conheci neste ano que passou, e que depois por circunstâncias da vida não vi mais, gostaria de dizer que foram e são pessoas importantes para mim, que marcaram uma etapa de minha vida e que por isso - e por ser quem são - ficarão marcadas na minha mente e no meu coração. Aos amigos que deixei de visitar, alguns há bem mais que um ano, espero revê-los em breve. Aos que porventura eu tenha magoado, peço desculpas e que reconheçam que a gente às vezes comete erros sem estar se dando conta de que o faz. Quero a todos muito bem e gostaria muito mesmo de poder estar sempre rodeado de amigos e pessoas queridas. Pena que isso nem sempre é possível. E, se há uma promessa a ser feita para este ano que está iniciando, diria que é o de cultivar os amigos e não deixá-los no esquecimento. Senti muito falta deles nesse ano terminado, mas não foi culpa deles, claro, mas minha. E esse erro não quero voltar a cometer. E pretendo também escrever mais nesse blogue, mesmo que ninguém o leia.

E feliz ano-novo.

4 comentários:

Isabela disse...

eu leio o blog do bloga, pai... e vou ler mais ainda esse ano, prometo (: te amo muito.. que esse ano seja maravilhoso para nós!!

Unknown disse...

eu leio, e gosto muito...bjs Bete

Carlos Mercuri disse...

POxa, Isabela e Bete, realmente não sabia que tinha leitoras tão especiais. Fico muito contente em saber disso. E que isso me estimule a escrever mais. BEijos a vocês.

IsabelaVilela disse...

Eu também leio amor, sempre!...mas comento com vc mesmo, rs...bj