O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Um grande amigo, uma grata surpresa


Mencionei em um post recente minha dúvida se esse blog teria algum leitor. Recebi, com alegria, manifestações de leitores fieis, que me deixaram bastante feliz. Agora, depois disso, soube de outros tantos, minha filha Isabela inclusive, e isso dá uma felicidade e uma responsabilidade, que é a de manter a coerência e alimentar periodicamente esse site, o que tento, mas muitas vezes falta assunto, e para mim falta de assunto não é assunto. Agora, não podia imaginar que meu amigo João, que há uns dez anos mora nos States e que não vejo acho que há uns cinco, seria um desses leitores. E não é que ontem ele me encontra no MSN e, logo em seguida, me liga, dizendo que leu o blog? E, para melhorar, se emocionou com a leitura. Eu sei por quê. É que o grande João é protagonista da maioria das histórias que relato aqui, pois no começo dos anos 80 estávamos juntos em todos aqueles movimentos de que comecei a tomar parte. E ele tornou-se, como todos os demais daquela época, grande amigo meu e de todos. Éramos uma verdadeira comunidade, com ideias e ideais comuns, atitudes conjuntas, diversões em parceria. Lembro que, quando ele e Cris se casaram e foram morar em Fortaleza, fomos junto, aproveitar a lua-de-mel deles para conhecer Canoa Quebrada (na foto, ele aparece atrás de mim, sobre meu ombro direito). Foi uma viagem, para mim, triste, pois tive de interrompê-la devido à morte de minha mãe, mas a semana que passamos juntos lá foi inesquecível. João sempre foi um dos mais articulados e curiosos da turma: sua sede de aprender e de conhecer era notável. Uma pessoa determinada e que não se curvava às evidências. Metia-se onde queria e saia-se muito bem em todas as empreitadas que iniciava. Ouvi-lo, depois de tanto tempo, e saber que a nossa história ainda o comove, é um bálsamo e a certeza de que aquilo tudo que fizemos valeu a pena. Se não mudamos o mundo, como queríamos, pelo menos cultivamos amizades que vencem o tempo e o espaço e, mesmo que não nos vejamos mais com tanta frequência como naquela época, o coração está sempre aberto para lembrar de cada um deles e, de repente, pegar no telefone e dar aquele alô. Isso faz um bem!
(P.S.: a amizade com João e todos os outros do Juba, Tupi, PaJu e JOC também está fazendo 30 anos.)

9 comentários:

Sandra Evangelista disse...

O valor da verdadeira amizade é indescritível. Reencontrar velhos amigos, ainda que seja por telefone ou internet é muito gostoso.
Bjo

Unknown disse...

Nossa tudo isto me emociona muito pq hj vejo que tb sou uma parte daquilo que vivi junto com meus amigos da Joc e gosto desta minha essencia, queria um mundo melhor e acredito que sempre vou querer passar isto através das minhas atitudes. Valeu Boga pelo seu Blog

Edu M disse...

Putz. É a sua cara acompanhar os noivos na lua de mel...

Carlos Mercuri disse...

Sandrinha, a amizade é o bem maior desta vida, assim como o amor familiar. Fico feliz por saber que os amigos, mesmo à distância, lembram-se da gente e de vez em quando dão o ar da graça e dá pra matar a saudade. Como disse no balanço do ano, quero este ano e sempre cultivar mais os amigos, você inclusa, pois senti muita falta deles. Grande Beijo.

E aí, Bete, você é outra grata surpresa, que nem imaginava que lesse esse blog. Sabe, sobre essa nossa força que nos motivava a participar de tudo aquilo, e que acabou, afinal, se realizando de certa forma. O curioso disso tudo é que minha filha admira tudo isso que fizemos e pensa em também colaborar por um mundo melhor. Isso anima muito. Mostra que não foi em vão o que fizemos. Beijos.

Oh, Edu, rs. A gente acompanhou, mas não ficamos assim junto deles na lua de mel, né. Mas foi muito legal estarmos todos lá, verdadeira comunidade mesmo. Grande abraço...

Isabel Cristina disse...

Ei amigo, por acaso é a mesma lua de mel que eu também fui?! rs
Nossa, voltei no tempo agora... e como é bom ter o poder de estar em paz e preservar as amizades, acho que me entendes né? Hoje acredito que para mudar o mundo, não tem outro caminho tem que ser a partir de nós mesmos... Grande beijo, querido!

Isabel Cristina disse...

Por acaso, penso que estava nesta lua-de-mel também... hehe
Essas pessoas maravilhosas que tanta saudade tenho...
Bj-ÖM

Carlos Mercuri disse...

CRis, claro que é a lua de mel de vocês, que mancada...Rs... Eu também sinto saudade, mas o importante é que todas essas pessoas estão em nossos corações e quando por acaso elas aparecem a gente vê que nada mudou. E o mundo também mudou, e acho que demos uma parcela de contribuição para isso, pode acreditar nisso, querida...

isabela mercuri disse...

como deve ser bom conquistar amigos para a vida toda.. espero conseguir isso também!

Carlos Mercuri disse...

Vai conseguir sim, minha filha. Você tem todas as qualidades para fazer amigos eternos: é leal, é sincera, honesta, amorosa e muito legal. Grande beijo. Saudades..