O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Héloa: Uma ‘cantadora’ de estórias

A sergipana Héloa volta a SP para produzir seu primeiro CD
Em 2013, ela lançou o EP “Solta”, e meus ouvidos e cérebro ficaram extasiados com a sonoridade pulsante, as referências, os matizes, a força e o calor que emanam daquelas canções. Agora, ela prepara o primeiro CD.

Veio de Aracaju em agosto e fica em São Paulo até dezembro, período em que pretende finalizar a gravação do disco. Volta à capital sergipana para dar continuidade ao material do disco - para o  qual deve abrir um financiamento coletivo (crowdfunding) - e retorna a São Paulo pouco depois do Carnaval para lançá-lo – e estabelece-se em definitivo em Sampa. Sorte nossa!

Héloa é uma artista múltipla. Licenciada em artes visuais, atua em teatro desde adolescente, e a música foi um percurso natural, filha que é do músico e folclorista Jorge Ducci, mas ainda natural de uma terra rica em sonoridades as mais variadas.

Além disso, é bailarina e uma contadora de histórias, animando as tardes de sábado nas lojas da livraria Saraiva. E, ainda, mantém um curso chamado Teatro Funcional, no qual utiliza as técnicas teatrais para treinar pessoas que precisam se “soltar” para lidar com o público.

Contação de estórias a crianças é outra de suas atividades

Em São Paulo, além da produção do CD, está fazendo o curso de cinco meses de preparação de atores em cinema no Studio Fátima ToledoQuer aprender as técnicas utilizadas pelos atores no telão para aprimorar o seu treinamento do Teatro Funcional e se inserir no mercado como atriz de cinema. Não é, contudo, a primeira vez que tem contato com o cinema. Atuou no longa “A Pelada”, de Damien Chemin (2014), do qual também respondeu pela trilha sonora.

O CD, diz Héloa, ao contrário do EP, todo autoral, terá duas canções dela e as demais – no total de dez – serão de compositores com os quais se identifica. Nordestinos, a maioria. Mas pode acontecer de algum ou alguns de outras regiões entrarem na seleção.

A produção será do cearense Daniel Groove, do estúdio Cambuci Roots, que também deve assinar umas três composições. Groove ela já conhecia pela obra – seu primeiro CD, “Giramundo”, teve ótima repercussão e ele lança agora, dia 19/09, na choperia do Sesc Pompéia, o segundo trabalho, “Romance pra Depois”.

“Eu o escolhi para produzir meu disco, a quem eu conhecia apenas o trabalho, porque ao conhecê-lo vi a pessoa humana que ele é, emotiva, verborrágica, que abre o coração, e me identifiquei com suas referências e pela sua forma de compor”, enuncia Héloa. Groove a encorajou a vir a São Paulo e isso casou com sua necessidade de se amadurecer como artista. “Quis sair de minha zona de conforto”, explica.

Em busca de inspiração...
Com ele, tem ouvido muitas músicas, para inspirar seu caminho. Fagner, Amelinha, Gal Costa, Tropicália, mergulhado na vida cultural paulistana, conhecido os músicos nordestinos que estão aqui – “e que me acolheram muito bem”. “Será um disco mais ‘solar’, ao contrário do EP, que foi mais denso, autobiográfico, que falava de experiências de vida”, adianta.

Se, no EP, ela compunha de uma forma mais roteirizada, mais teatral, escrevendo canções como quem conta uma estória (inevitável diante de seu outro talento), neste, ela se permite compor com outras pessoas, absorvendo as poéticas diversas..

O disco, além das composições dela, de Daniel Groove, uma de seu pai e outra de Allen Alencarterá canções de outros compositores e ela estendeu convites para seus conterrâneos Alex Sant’Anna, Elvis Boamorte e pode ser que disso saiam novas canções.

A ideia, diz, é fazer o lançamento do CD em São Paulo, com shows para os quais formará uma banda na cidade, e depois em Aracaju com músicos de lá – para a logística ficar mais adequada. Na banda tocarão seu companheiro Vinicius Bigjohn, da Couttorchestra, e outros músicos com os quais está  tendo contato.

O disco terá, claro, ritmos norte-nordestinos, como afoxé, carimbó, entre outros, e, conforme sua definição, será “bastante vibrante, sorridente, mais leve, falará de romance, de amor, mas sem sofrimento, algo mais ingênuo, colorido; estou escolhendo composições que tenham a ver com minha vivência, que me tocam”.
... tem ouvido muita música

Para alcançar esse calor no novo trabalho, torná-lo mais “ensolarado”, a vinda a São Paulo, o curso de preparação de atores, seu mergulho na metrópole agem como “um processo de imersão, de liberação de toxinas, de libertação”.



E o resultado serão canções que contam histórias. E, a julgar pela sua performance na contação de estórias para crianças (o que ela também está fazendo nas unidades da Saraiva em Sampa), só podemos imaginar que vem coisa muito boa aí.

Abaixo, clip de "Barquinho", do EP "Solta" 





#Leia mais sobre Héloa na primeira entrevista dela ao Blog por Bloga.




Nenhum comentário: