O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Trio Sinhá Flor moderniza o forró pé-de-serra

Por: Patrícia Visconti, de O Barquinho Cultural

As três meninas nascidas em Belo Horizonte, mas que vivem em São Paulo, dão uma visão bem sofisticada ao autêntico forró pé-de-serra. No dia 9 de outubro, elas se apresentam no Centro de Tradições Nordestinas (CTN) - Rua Jacofer, 615 - Bairro do Limão - São Paulo - com ingressos a R$ 20 (antecipados) e R$ 30 (no dia). 

As mineiras mesclam o ritmo nordestino a outros gêneros populares (Divulgação)
Não é muito comum vermos bandas femininas de forró, ainda mais que, além de tocar e cantar, ainda compõem suas letras. Porém, três meninas de Belo Horizonte apaixonadas pelo estilo se reuniram para cantar o autêntico forró pé-de-serra.

O Trio Sinhá Flor, formado por Carol Bahiense (triângulo, sanfona e voz), Cimara Fróis (sanfona e voz) e Talita del Collado (zabumba, violão, flautas, percussão e voz), residentes em São Paulo, levam a rica e tradicional cultura nordestina aos setes cantos do país, propondo uma nova formação do gênero, mostrando que zabumba, sanfona e triângulo também são instrumentos para as mulheres.

Além do forró, o trio mescla outros estilos e arranjos a suas composições, dando uma cara própria ao grupo, em um repertório que vai de Luiz Gonzaga à MPB moderna, além de buscar inspiração em grupos vocais e expoentes de outros gêneros, como Quatro Ases e Um Coringa, Demônios da Garoa, Trio Esperança e Quarteto em Cy, apresentando um forró com uma roupagem mais contemporânea, flertando com o jazz até.
As meninas dão nova roupagem ao forró tradicional (Divulgação)

As artistas têm uma performance única e peculiar no palco, nascida das experiências e conhecimentos pessoais de cada integrante, contribuindo para que cada apresentação seja única e especial, não apenas para dançar, mas também ao assistir.

As meninas têm três projetos realizados: “Uma Homenagem ao Rei do Baião”, “Histórias Cantadas do Sertão Brasileiro” e “Forró Floreado”, todos enfatizando a cultura nordestina, colocando todos os ouvintes para sair arrastando as sandálias pelo salão, denotando a visão feminina num gênero ainda tão masculino quão o forró.


Em 2014, o trio lançou seu primeiro álbum, homônimo, que pode ser baixado no iTunes ou ouvido gratuitamente no Soundcloud.

Confira as garotas cantando uma versão muito peculiar de “A Vida de Viajante”, do rei do baião Luiz Gonzaga:


Para conhecer mais sobre o Trio Sinhá Flor acesse:

SiteTwitter e Facebook



Nenhum comentário: