O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Bodas de Ouro: "Slade Alive", Slade


No começo de 1972, com a boa repercussão de três singles da banda no Reino Unido, o empresário Chas Chandler (ex-baixista do The Animals que descobriu e empresariou Jimi Hendrix) resolve lançar o primeiro álbum ao vivo do Slade.

O grupo vinha dos bons frutos colhidos do LP "Coz I Luv You" - sim, a grafia errada era uma de suas "marcas registradas" -, uma compilação de músicas de seus dois LPs e singles anteriores, lançado apenas na Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia, Austrália e Argentina, de onde foram extraídos os três singles.

O material de "Slade Alive" foi retirado de suas três apresentações no Command Theatre Studio (Londres) em 19, 20 e 21 de outubro de 1971, com uma audiência de cerca de 300 pessoas por noite.

Em 24 de março de 1972 o disco sai e logo alcança o 2º lugar nas paradas britânicas, lá permanecendo por 58 semanas. Nos EUA, entrou nas 200 Mais da Billboard na 158ª colocação.

A banda integrada por Noddy Holder (vocal líder, guitarra rítmica), Dave Hill (guitarra principal e backing vocals), Jim Lea (baixo e backing vocals) e Don Powell (bateria) apresenta no LP três composições próprias - "In Like a Shot From My Gun", "Know Who You Are" e "Keep on Rocking" - e covers de Ten Years After ("Hear Me Calling", de Alvin Lee), The Lovin' Spoonful ("Darling Be Home Soon", de John Sebastian), Bobby Marchan ("Get Down With It") e Steppenwolf ("Born To Be Wild", de Mars Bonfire).

É considerado por muitos o melhor álbum ao vivo de rock de todos os tempos, classificado como hard rock tocado por uma banda muito glam rock dos 70's.

Ao ouvir esse LP, trazido pelo namorado de minha irmã mais velha Vilma Mercuri Caetano, que viria se tornar meu cunhado, Wanderley Caetano, eu nunca mais fui o mesmo. Para o bem ou para o mal... Para ouvir no último volume!

Nenhum comentário: