O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Diana Marinho toca no Projeto Puleiro do Rock, em Itapuã


A cantora e compositora baiana Diana Marinho se apresenta nesta sexta-feira, 6, no Projeto Puleiro do Rock, na praia de Itapuã, em Salvador. O show será no  Clube Cassas da Aeronáutica, na Vila Militar da Aeronáutica (rua Sargento Waldir Xavier de Lima, s/nº), das 19h às 23h, com participações das bandas Água Suja e Contato Perdido e do músico argentino radicado em Londres Brujas Blues na gaita. O couvert artístico é R$ 10.

O projeto Puleiro do  Rock é mais uma iniciativa para manter viva a cena rock baiana, que é o celeiro de nomes já consolidados como Raul Seixas, Camisa de Vênus, Novos Baianos, Pitty e  tantos outros. Enfim, na terra de Caymmi, o rock e o pop resistem, apesar de muitos ainda imaginarem que ali só se cultiva axé, arrocha e outras manifestações.

Segundo a jornalista Riane Rio, uma das organizadoras e assessora do Puleiro, o projeto nasceu em 2012, quando alguns amigos, que no momento se encontravam morando em Itapuã, resolveram “fazer um som e divertir-se na noite baiana”. As primeiras reuniões aconteceram no restaurante Puleiro do Bideira, especializada em frango assado. A casa cedeu o espaço para apresentações de bandas amigas, como Contato Perdido, Motif e outras.

A partir de 2013, a iniciativa, já batizada como Puleiro do Rock – em homenagem ao lugar que os acolheu no início - passou a ter como sede principal o Clube Cassas da Aeronáutica, localizado na Vila Militar no mesmo bairro de Itapuã, com o apoio da força militar.

Conforme Riane, “neste momento o projeto passa a atuar de forma itinerante, realizando shows em diversos pontos de Itapuã e adjacências, sempre levando sua estrutura própria, a exemplo de aparelhagem de som, produção e bandas associadas ao Puleiro”.

“O projeto fecha o ano de 2015 com uma filosofia que consiste em trazer artistas renomados, como Diana Marinho, Água Suja, Brujas Blues, a Célula, Marconi Lins, e novas bandas também, como Donattita, Instinto Dissonante e outras que apoiam o Puleiro. Sempre mesclando estas apresentações com bandas novas, que estão iniciando na cena rocker da Bahia”, explica Riane.

E, para 2016, diz a jornalista, o Puleiro do Rock tem como objetivo intensificar mais os eventos, em parceria com clubes de motos nas suas respectivas sedes. Há a perspectiva também de realizar eventos em bares, praias e demais ambientes alternativos da capital soteropolitana, “encorpando, assim, o cenário rock’n’roll de Salvador e proporcionando espaços para que bandas e artistas novos possam mostrar a sua arte”, acrescenta Riane.

Janis da Bahia

Diana Marinho durante tributo ao Raul Seixas, em São Paulo, no show 'O Dia Em Que a Terra Parou' (foto: Carlos Pupo)
Na edição desta sexta-feira, a atração é Diana Marinho, uma cantora com mais de 20 anos de estrada, autodidata, que já foi considerada a “Janis Joplin da Bahia”, dado o sucesso que obteve ao interpretar as canções de uma de suas maiores influências, logo que se desvencilhou da Timbalada, levada por Carlinhos Brown.

Diana apresenta-se regularmente em casas de Salvador e na Praia do Forte. Também vem atuando no interior da Bahia, com destaque para o evento Cidade Feliz, em Caetité, onde abriu para Roberto Frejat. Cantou também nos 10 anos do Trio do Rock no carnaval e, em julho deste ano voltou a Caetité, na última Festa de Santana, fechando a noite após a apresentação de Vanessa da Mata.

Com sua banda de Salvador, "Os Ecléticos", vem tocando projeto de resgate de clássicos do rock de todos os tempos, apresentando-se ainda em eventos motociclísticos por todo o interior da Bahia. Participou também da abertura e fechamento do projeto Sons e Cores da Cidade do Conde.

Este ano, fez sua estreia em São Paulo, onde se apresentou com a banda Dendê na Garoa (com músicos baianos e paulistas, daí o nome) em várias casas, prestou homenagem aos 70 anos de nascimento de Raul Seixas e depois realizou novo tributo ao Maluco Beleza – agora em celebração aos 26 anos de sua morte, homenagem que se repetiu na Praia do Forte.

O show de Diana terá a participação da Banda Água Suja, formada por Jerry Marlon no baixo, o guitarrista e vocal Oyama Bittencourt, o tecladista Jelber Oliveira e o americano Brian Knave, na bateria. Com um repertório que vai do blues tradicional, passando pelo R&B, o soul music, o jazz, o country e o rock’n’roll.

Haverá ainda a participação especial do gaitista e cantor Brujas Blues, um blues man que mora atualmente em Londres, tendo tocado durante muito tempo nos Estados Unidos, Argentina, Espanha, Tailândia e vindo há pouco tempo de uma temporada em Palma de Mallorca. Brujas fez participações em discos dos também argentinos Charly Garcia (ver vídeo abaixo) Fito Paez e tocou com gente como Rolling Stones, Joe Cocker, Bee Gees e muitos outros. Já tocou em São Paulo com o baixista Oswaldo “Cokinho” Gennaro, que foi da Patrulha do Espaço, banda de hard  rock e progressivo criada em 1977 pelo ex-Mutantes Arnaldo Baptista.




A noite ainda traz a banda de blues e rock clássico Contato Perdido, formada por controladores de tráfego aéreo apaixonados pelo bom e velho rock’n’roll, com Fonte no vocal, Márcio da Silva  na guitarra; Gustavo Franco no baixo e Alex na batera. A banda tem canções autorais e tocam também sucessos dos anos 70 e 80 e em breve lançam seu primeiro CD com composições inéditas.




Serviço

Diana Marinho no Puleiro do Rock

Quando: Sexta-feira, dia 06/11, a partir das 19h

Local: Clube Cassas – Rua Valdir Xavier da Lima, sn/ Vila Militar da Aeronáutica, Itapuã (Orla)

Quanto: Couvert artístico R$ 10

Informações e reservas: (71) 9 9132-3617/ (71) 9 8837- 3208

Contato: assessoria.puleirodorock@gmail.com


Nenhum comentário: