O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tiririca da silva

Estou indignado com o resultado das eleições. Segundo turno para presidente e vitória no primeiro do Alckmin não estavam no cenário que eu montei na cabeça. Claro, não vou ser avestruz e não considerar que essa finalização vinha sendo desenhada nas pesquisas. Mas achei mesmo que o Mercadante pudesse avançar mais um pouco e, somados os votos dos demais candidatos, poderia haver a decisão em 31 de outubro. O petista tinha condições de vencer, tinha que bater mais nos governos tucanos em São Paulo, e não ficar apenas criticando a aprovação automáticas das escolas. Além disso, aquela cara carrancuda não ajudava em nada. Achei legal, no horário eleitoral, ele por as promessas não cumpridas do tucano, mas não foi suficiente. Não vi na postura do Mercadante a de um petista da gema, aguerrido, convicto, argumentativo. Nos debates ele só reclamava que Alckmin não o fazia de interlocutor. Sei lá, acho que tinha condições de haver um segundo turno, mas, enfim, paciência. No caso de Dilma, além do que a imprensa chama de fator Marina, pesaram as denúncias dos últimos dias sobre a quebra de sigilos na Receita e o tráfico de influência na Casa Civil. Penso que o PT se embananou nisso, demitir algumas pessoas não foi o suficiente, acho que ficaram devendo uma explicação mais contundente. É isso que acontece quando o PT se vê envolvo em denúncias, fica todo atrapalhado e acusa o golpe. O resultado do Senado não me surpreendeu. Vi os programas de Aloysio e achei muito bons, o candidato bem articulado, apresentando propostas e com uma história, até onde se sabe, limpa. Eu até pensei em votar nele, porque não me apetecia escolher o Netinho. Para o Legislativo, surpreendeu-me os mais de 126 mil votos do Grana. Sabia que ele tinha condições de vencer, mas não esperava essa votação estupenda, o 20º mais votado no Estado e o quinto no partido. Quanto ao federal, para mim tanto faz, não o conheço e só votei por indicação. O curioso foi o clima. Pelo menos nos locais em que passei  e na escola em que votei, não vi aquela agitação que via em tempos outrora. Será que a fiscalização estava mais firme? Não sei, mas, por exemplo, antes de entrar no colégio, recebi apenas dois santinhos! Dois! Em outros tempos, era cercado por boqueiros ávidos para ganhar meu voto para o candidato deles. Acho que isso é falta de militância aguerrida, porque hoje, parece, esse pessoal vai trabalhar na eleição por dinheiro. Bem, foi mais uma eleição, foi legal, eu gosto de votar, acho que é uma forma de manifestação e de participação, mas não a melhor, claro, porque a política deveria ser um assunto cotidiano, com as pessoas realmente exigindo de seus eleitos a prestação de contas. E acho que isso é culpa também dos políticos. Falta essa classe arrumar um jeito de politizar a população, as secretarias de formação política dos partidos deveriam fazer mais do que formar quadros, deveriam ir à rua ajudar a dar educação política à população. Assim, Tiriricas não seriam surpresas a cada eleição.

4 comentários:

Edu M disse...

Dear Mercuri.... para quem lê o seu post e não te conhece, parece que vc está com um pouco da "Síndrome da Velhinha de Taubaté"... rsss.. Ou tá otimista demais, ou tá ceguinho ou não conhece direito o Brasil (e seus habitantes escrotos)...

O PT, o seu PT, o PT que plantou sonhos na minha geração, que vc e seus companheiros regaram, adubaram, com todo carinho e amor, esse PT não existe mais.

E o povo tá meio perdido sabe? e as pesquisas também... A Dilma perdeu no ABC!!!! Incrível!!! Agora o fator "aborto" contou bastante, acho....

Não seja PT por nostalgia. HOje o PT é tão de direita quanto o PSDB. Ás vezes até mais, meio ditatorial mesmo, não acha? E a Dilma com esse cara de vilã da Disney não dá para esconder sua mão de ferro com meios sorrisos.

Pense bem...quem vc quer no poder? O PT que só existe neste sonho não realizado ou a Dilma Cruela....

Carlos Mercuri disse...

É, meu camarada, acho que dormi nos anos 80 e ainda não acordei. O problema é que, baseado nas pessoas que conheço do partido, ainda tenho esperanças. E jamais apoiaria pessoas de outras agremiações ou anularia meu voto, porque considero que é um direito meu que foi tolhido em outros tempos. Realmente o tema do aborto foi importante e sei que a baixaria reinou usando esse artifício. Agora, quanto ao ABC, matéria do Estadão hoje diz que ela teve vitórias na maioria das cidades da região, apesar de em nenhuma deles receber 50% dos votos. Bem, se estou sonhando, espero que eu acorde, mas não me decepcione, porque aí vou avacalhar pra valer. Grande abraço.

Unknown disse...

O que mais me surpreendeu nesta eleição foi a maneira que as pessoas justificaram o voto que deram pra eleger como deputado estadual o palhaço Tiririca, fiquei chocada com a falta de consciência popular, acreditando que isto mudaria algo na cabeça dos políticos brasileiros, mais enfim tai o resultado nas urnas, só resta saber agora o que vai acontecer neste segundo turno e acreditar que não acontecerá mais nenhuma distorção...

Carlos Mercuri disse...

É isso aí, Bete. Toda eleição tem seus cacarecos, o que denota falta de consciência política de uma parte da população (ou ainda uma forma de protesto mesmo). Vamos a que nível vai baixar esse segundo turno. Beijos