O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Frequentador da Cracolândia passa a ter refeições no fim de semana

Restaurante popular beneficiará tanto os cadastrados no programa De Braços Abertos, da Prefeitura, quanto os do Recomeço, do governo do Estado

Por Carlos Mercuri


Usuários saíram de barracas e estão em hoteís (foto: Ivan Longo)
Desde o último fim de semana, os frequentadores da região da Cracolândia podem fazer refeições no restaurante popular Bom Prato dos Campos Elíseos também aos sábados, domingos e feriados. A iniciativa, realizada em conjunto entre Prefeitura e governo do Estado, beneficiará os dependentes químicos que circulam pela área. Até então, os 386 participantes cadastrados no programa De Braços Abertos da Prefeitura recebiam a comida nos hotéis onde estão hospedados, na região da Cracolândia. São servidos café da manhã, almoço e jantar.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social do governo do Estado de São Paulo, a iniciativa visa atender aos dependentes químicos em situação de rua que se concentram na região chamada Nova Luz. Será a única das 41 unidades da rede Bom Prato (21 na capital e as demais na Grande São Paulo, interior e litoral) a funcionar em fins de semana e feriados. A expectativa da secretaria é de que sejam servidas 1.700 refeições por dia nesse período. O atendimento será testado até o dia 20 de junho. O Bom Prato dos Campos Elíseos fica no Largo Sagrado Coração de Jesus, 28.
Conforme a Secretaria Municipal de Comunicação, a Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado atuaram em conjunto para a oferta do serviço, que atenderá tanto aos beneficiários do Programa De Braços Abertos quanto aos do programa Recomeço, da secretaria estadual, além de demais frequentadores da área. “Estamos abrindo o Bom Prato nos fins de semana e feriados exatamente para fortalecer as ações já realizadas pelo Governo do Estado por meio do Programa Recomeço”, afirma Rogerio Hamam, secretário estadual de Desenvolvimento Social.
Testes de DST
Os frequentadores da Cracolândia também contam agora com uma unidade móvel do programa “Quero Saber”, uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde com o Ministério da Saúde. A iniciativa, além de orientar dependentes químicos e pessoas em situação de rua na região, promove testes para a identificação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Já foram realizados 200 testes no equipamento público.
Desde o início das ações do programa, foram realizadas mais de 3.284 abordagens e 444 atendimentos médicos pelas equipes da secretaria. Neste período, 213 pessoas iniciaram tratamento de saúde com vistas à desintoxicação. De acordo com as equipes de acompanhamento, 89% dos 386 participantes cadastrados têm conseguido manter frequência regular nas frentes de trabalho.
(Matéria publicada no SPressoSP em 19/02/14)

Nenhum comentário: