O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Andanças



Foto: Detalhe da capa do LP 'Estradas'
Em setembro de 2019, fiz uma postagem aqui usando o título de uma canção de Paulo Diniz ('Ponha Um Arco-Íris em Sua Moringa'), a propósito de um certo "patrulhamento" que o obrigava a tomar posição (e partido) praticamente sobre tudo e o perigo de ser tachado de conformista ao tentar uma vida mais "relax".

Mais de quatro anos depois, o que se vê é que não há como relaxar; quem participa de alguma (ou algumas) rede social não tem descanso. E agora, com a big tech Meta (dona do Facebook, Instagram, WhatsApp, Threads, Messenger etc.) decidindo liberar geral, a coisa tende a piorar, com o agravante de a Inteligência Artificial ser empregada para disseminar o mal.


Por isso, foi um alento me deparar esta semana com o episódio do ótimo "Rádio Novelo Apresenta", que traz duas ótimas histórias de estrada, "Romarias".


A primeira história aborda a aventura do Paulo Diniz e seu parceiro, o escritor, poeta e editor Juareiz Correya, ambos pernambucanos. No começo dos anos 1970, os dois se conheceram a resolveram pegar a estrada - a pé - sem rumo definido, numas de se autoconhecer e desbravar o Nordeste de então.


A aventura durou mais de um mês e foram percorridos cerca de 600 quilômetros, de Recife (PE) a Juazeiro do Norte (CE). A epopeia resultou ainda no LP "Estradas", de Diniz, lançado pela Odeon em 1976, com cinco das doze canções em parceria com Correya.


No podcast, Juareiz Correya é entrevistado pela filha, a jornalista Mariama, que da história só conhecia fragmentos. Além de todo o repertório de Brasil e humanidade que a narrativa traz, dá aquela vontade de largar todo esse mundo virtual muitas vezes nocivo e meter o pé na estrada para ver a vida real.


O segundo episódio conta a história dos Guardiões do Bem Viver, coletivo de juventudes que atua no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande, em Santarém (PA), e sua mobilização contra a exploração de mineradoras, agronegócios e grilagem. Um belo exemplo de luta sem violência e de engajamento... de verdade.





Nenhum comentário: