O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Não vou falar de Olimpíada




Semana que vem não haverá mais esses jogos lá na China para absorver a atenção de uma Nação. Acho chato, não gostei dessa Olimpíada, e não é porque tivemos (até agora, 7h21) poucas medalhas. É que esse clima de que temos a obrigação de torcer pelos atletas não condiz com a realidade do país, e isso nem vale a pena se perder em dizer. Está evidente. E é tudo que falo de esporte hoje. Aliás, nem quero falar de notícias, um dos focos desse blog. Mas, enquanto a bolsa de Cingapura não fecha para eu terminar meu texto, vou divagando sobre o que me passa na cabeça; vou ser banal, até pueril. Falar de sonhos, por exemplo. Não aspirações, desejos, projetos. Sonhos mesmo, aquilo que normalmente temos ao dormir. Nesta noite (dia, no meu caso), sonhei que colhia cocos verdes dentro de uma casa, como se cortasse cacaus, mas dentro do coco/cacau havia não água-de-coco, mas suco de caju! Acho que é porque dormi ouvindo Sergeant Peppers'... e toda aquela psicodelia interferiu em meu subconsciente. Sei lá. Mas foi um bom sonho, pena que nele eu fumava, coisa que deixei pra trás há uns bons 5 ou 6 anos e não pretendo retomar. Mas de repente o charuto que estava em meu bolso virava chocolate, ou cacau mesmo. Sonho pirado, que, aliás, não interessa a ninguém. Mas estou assim mesmo hoje: sem vontade de ser profundo, me dando o direito de ser um pouco raso, de falar besteira, de não me obrigar a ser inteligível. Afinal, já cansei de ler coisas que não me passou pela cabeça a menor idéia do que se tratavam, e as editoras, jornais e revistas estão povoadas de tipos assim, que se arvoram escrever sem a preocupação de ser entendidos. O cinema, a música e o teatro também estão carregados de gente assim. Vamos, então, dar liberdade de escrever o que bem entender, vivia o hermetismo! Pra não dizer que não falei de notícias, não gostei de o novo ocupante da cadeira de Machado de Assis na ABL ser esse crítico musical, de O Globo, Luiz Paulo Horta. Não me lembro de ter lido nada dele, mas Ziraldo concorria, e eu preferia ele lá. Mas como nunca levei essa academia mesmo muito a sério, tudo bem, melhor pra Ziraldo. Mas seria gozado ver o Maluquinho de fardão... (Fechou Cingapura [alta de 0,4%], volto logo). A propósito, a cadeira 23 vagou com a morte de Zélia Gattai, que a ocupou depois de Jorge Amado. O patrono é José de Alencar. Na realidade, li pouco Ziraldo, acho que só Flicts e tirinhas na revista Playboy e no Pasquim. Mas já vi várias entrevistas dele e o acho um cara coerente, com posições claras e engraçado - ri até dele mesmo, uma qualidade que admiro. A última polêmica em que se envolveu, a do direito a indenização por perseguido na ditadura, achei que foi explorada com vilanismo pela imprensa, que poderia fazer um debate um pouco mais inteligente sobre o assunto. Mas aí é pedir muito mesmo. Qualquer hora falo da imprensa, mas por ora (que legal isso, como se chama mesmo essa figura de linguagem , aliás, é alguma?) me limito a falar bobagem, como esse sonho frutífero (se fosse uma mexerica ia casar legal com a música, no trecho "Picture yourself in a boat on a river/ With tangerine trees and marmalade skies"... Aliás, na época do lançamento do Sgt. Peppers' (67) surgiu o grupo alemão de música eletrônica Tangerine Dream que conheci, vejam só, porque um dia encontrei no lixo um disco (LP) dessa banda, levei para casa, ouvi e gostei. Vou procurar e ver se baixo músicas deles. É tipo Kraftwerk, tipo aquele movimento Krautrock. Gosto de música assim, não aquele bate-estaca dos 70, ou os acid-house e coisas assim de hoje, gosto de sintetizadores, órgãos, teclados, computadores... Frank Zappa! Falar nisso, não em Zappa, claro, mas em Sgt. Peppers', ontem me toquei que sempre entendi errado esse trecho: pra mim, era tangerine dream, não tangerine trees (coisa de meu inglês sacal). Outra coisa. Acho que a música que mais gosto nesse disco é Lovely Rita. A "meter maid", que custei um tempão pra entender (também antes não tinha internet né?) que se referia àquelas moças de fiscalização de trânsito e da zona azul (aqui, lá não sei como marcavam o tempo de estacionamento naquela época na Inglaterra) - ou algo assim, guarda de trânsito, nao sei. Essa música tem um balanço, meio country, ou sei lá que ritmo, mas adoro aquele pianinho, um som meio antigão, e em um disco revolucionário até os tubos, que influenciou todo mundo, e tão simplesinha essa canção (aliás, li no Wikipédia agora que essa música foi encarada como mais uma das evidências de que Paul estava morto, porque disseram que ele bateu o carro e morreu porque estava distraído olhando para a tal Rita :) Mas não é a única de que gosto nesse disco. Aliás, estou no terceiro, porque o vinil estragou, aí comprei um CD que uma amiga levou e "never more" e o terceiro que comprei nas Grandes Galerias, em SP. Gosto de She's leaving home, Fixing a hole, Gettin' better, ou seja, as canções mais suaves, sem esquecer de A day in the life, esta um épico que vi uma vez meu professor de rádio tocar no violão e babei. Veja, estou divagando na maionese... Mas é o fluxo de pensamentos oriundos da lembrança de um sonho estranho. Podia ter imaginado outras conexões, mas é que realmente ouvia Sgt. Peppers' ao dormir. Gosto de dormir com música, com qualquer tipo de som, desde que não seja barulho, nem silêncio. Não durmo bem com o silêncio, porque ouço meu interior, e me assusto. Gosto mesmo de deixar o rádio ligado, seja em notícias, seja em pregador evangélico ou locutor policial. O ritmo do som me embala e eu durmo bem. E acho que isso estimula meus sonhos, que sempre os há e são bons, pelo menos os que me lembro. Deve ser algum resquício da infância, porque sempre tinha alguém conversando ao meu redor quando eu dormia.
Não ia falar de Olimpíada, mas não deu: o ouro da Maurren no salto em distância inundou a redação e não tive como. Eu gosto dela, desde a primeira Olimpíada em que a vi. E gosto dessa modalidade, que eu praticava no ginásio, mas sem esse brilho, claro, de 7m04.

8 comentários:

Edu M disse...

O post de hoje está onírico como Sgt Peppers... Vc precisa dormir ouvindo "Hounds of Love", da Kate Bush.. hehehe... Belo post, gerou outro possível título de livro que já anotei. Coincidência (ou não) é que a Maureen tem esse nome por conta da mulher do Ringo... Golden Beatles... Golden Slumbers (sonhos dourados numa tradução livre ). Bom findi.

Carlos Mercuri disse...

Coincidência (ou não) é o trecho que vc comentou, sobre o papel higiênico da EMI estar exatamente quando o livro fala da gravação de Lovely Rita... Como diria Nelson Rodrigues, o diabo mora nos detalhes...

Edu M disse...

Santa Rita do Passo Quatro, caro Batman!!!
É verdade!!! O papel higiênico foi usado (musicalmente, claro) para cobrir pentes e fazer sons que foram acrescentados como detalhes - onde mora o diabo - do fundo musical.

Coincidência (ou não), McCartney ao terminar de gravar o Sgt Peppers disse, antes de lançar o disco, que "Sgt Peppers seria o 'FREAK OUT' dos Beatles", referindo-se ao primeiro disco de seu (Vc, mercuri) number one idol. Que depois iria parodiar a capa do Sgt Peppers no 'We are only...', que tinha a música "LSD", com tangerine trees que te lembrou o disco do Tangerine Dream. Ahh.. e hoje quando cheguei vc comia uma tangerina... hehehe... Dá para escrever o CÒDIGO DA VINCI.... Details...

Carlos Mercuri disse...

Só uma correção. Eu comia uma singela laranja... rs

Carlos Mercuri disse...

Outra correção: não tem uma música chamada LSD no We're Only... Pelo menos na edição que tenho (Ryko/Eldorado)

Edu M disse...

Olha, eu juro que não tomei lorax de novo..... Vou tentar explicar:

a) laranja, tangerina, toranja, mexerica, grapefruit....pô.. e a licença poética?? onde fica??? Além do mais preciso de bifocal (que nao fiz ainda), só vi de longe um magrelo descabelado comendo alguma coisa cor de laranja.. (podia ser uma manga, uma abóbora...) e deduzi que era vc e uma tangerina... (rs)

b) na frase...
Que depois iria parodiar a capa do Sgt Peppers no 'We are only...', que tinha a música "LSD", com tangerine trees..

...leia:

Que depois iria parodiar a capa do Sgt Peppers, que tinha a música Lucy in the Sky with Diamonds (LSD), com "tangerine trees" na letra, no 'We are only...'...

Carlos Mercuri disse...

Rs... é, acho que ando muito certinho mesmo ultimamente... Mas obrigado pelo magrelo, é que vc não me conheceu 20 anos atrás, quando tinha 20 quilos a menos. Intriga-me meu abdomen mas, decididamente, tanquinho ou gomos não são meus objetivos na vida.

Edu M disse...

Hahahahahahahaha

Não entendi o certinho...
Mas quanto ao seu abdomen, não o conheço, mas não reclame de barriga cheia!!! O meu não tem só tanquinho: é uma lavanderia completa com lavadora, secadora e adjacências, quarto de empregada..... Se vender pelo m2, fico milionário....