O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vida nova

Está frio. Ontem entreguei documentação para a construtora. Songa monga me pediu um monte de papelada e quando fui entregar soube que não era necessário tudo aquilo, porque não vou financiar. Saco, até comprei multifuncional para dar conta de tantas coisas solicitadas. Agora mais um trambolho para transportar. Se tudo der certo (e há de dar) em no máximo dois meses tenho meu apartamento novo nas mãos. Aí é fazer o acabamento, limpar e mudar. É a sete minutos - a pé! - de meu trabalho. Nunca mais viajar 33 km todos os dias, pra ir e pra voltar; trânsito, sono, rodízio tudo isso pra trás. Que sonho! Fica bem longe da família, mas nada que uma boa viajada de carro ou condução não resolva. Filha também está longe, mas ao alcance de um voo curto. As distâncias às vezes assustam, mas vencê-las é um desafio que a vida nos coloca. A namorada Isabela também mora longe, e acabo de constatar que vivo cercado de longas distâncias das pessoas que importam. Ideal seria todos ficarem perto, mas numa cidade de dimensões continentais como essa que moramos é difícil, porque os empregos, pelo menos na minha área, não abundam. Portanto optei por morar perto do trabalho, após nove anos de sacrifícios, aos quais meu corpo e paciência não toleram mais. Será estranho voltar a morar na capital, onde vivi por um breve período nos anos 70; o restante foi todo no ABC, exatamente nas três cidades que formam a sigla: Santo André, São Bernardo e São Caetano. Não sei se me acostumarei, acho que essa opção de ficar perto do ganha-pão, apesar de melhorar a qualidade de vida, dá a sensação de que a prioridade é o trabalho. Mas não é só isso. Estarei também a poucos quilômetros dos bons cinemas, teatros, casas de espetáculos, bares, restaurantes, museus. Onde eu moro hoje não tem nada disso. É tudo longe e chega fim de semana dá uma preguiça só de imaginar pegar trânsito para ir a um mero cinema de qualidade. Ou se contentar com os blockbusters do Extra Anchieta ou do Shopping ABC. Não quero maldizer São Bernardo, mas não me empolgo em sair por lá. Agora estarei em condições de poder usufruir da intensa vida cultural da cidade de São Paulo. E espero que usufrua mesmo, sem preguiça.

3 comentários:

isa disse...

e agora, quando eu estiver em casa, é só pegar o metrô e ir pra sua casa pra gente ir nesses lugares!! beiijos pai

Carlos Mercuri disse...

Ah, vamos sim, será ótimo. Beijos.

Fernanda disse...

Meu querido, não lamente, aproveite!!! Como alguém que já usufruiu disso uma vez na vida, morar perto do trabalho NÃO TEM PREÇO!! Realmente, o ABC tem um mistério, também não me animo com a ideia de morar em outro lugar... parece que esse ambiente interiorano prende a gente... mas se me fosse necessário mudar por causa de trabalho, eu a faria com alegria!! Além disso, mudança é sempre bom, dá uma sensação de vida nova e isso é revigorante! Parabéns e aproveite muito esse momento!!!