O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os garotos de Liverpool

Vi no cine Reserva Cultural, onde assisti a A Flor do Deserto (post abaixo), trailer do filme O Garoto de Liverpool, uma cinebiografia de John Lennon, com estreia prevista aqui em 1º de outubro. Vou assistir, com certeza, mesmo que não se revele um bom filme. Desde Os Cinco Rapazes de Liverpool (Backbeat, 1994) e Imagine (idem, 1988) não via no cinema algo sobre os Fab Four, minha banda preferida e ponto final. Os Cinco trata dos primeiros anos dos Beatles, ainda sem Ringo, com Pete Best na batera e Stu Stucliff no baixo, e para exatamente quando o grupo experimenta o primeiro sucesso. Imagine é um filme em homenagem a Lennon. Tem bastante cenas históricas, mas se concentra na carreira solo dele e se encerra, claro, com seu assassinato. Espero que esse novo filme seja mais completo e dê mais informações sobre a carreira da banda. Eu estava com 19 anos quando Mark Chapman matou Lennon, conversava com a amiga Cristina no saguão da igreja de meu bairro quando não me lembro quem falou da morte dele. Naquela época, apesar de gostar dos Beatles - uma paixão cultivada já na infância -, estava meio assim com a música estrangeira, influência do padre antiamericano, e não tinha nada de Beatles nem de nenhum de seus membros. Mas o rádio tocava toda hora músicas do disco Double Fantasy, último de Lennon e o primeiro após autorreclusão de cinco anos. Eu gostei muito das principais músicas do álbum, em especial de Woman e (Just Like) Starting Over. Anos depois fui ver Imagine, já com todos os discos da banda comprados. O filme é muito bom, um documentário bem interessante. Mas o melhor mesmo é The Complete Beatles, que achava o  máximo até conhecer Anthology, uma coleção de três CDs duplos e oito fitas de vídeo (depois seis DVDs) que passou na Globo e aos quais eu gravei - depois comprei os DVDs, claro. Ali está um material realmente inédito, mas não completo, porque sempre haverá algo mais a ser lançado. Minha relação com os Beatles é de idolatria pura, sem nenhum ranço de crítica. Ouços as músicas deles o tempo todo, comprei dois exemplares da nova edição de seus discos oficiais (acho que vou comprar todos, sei lá). Leio e vejo o que posso sobre e fui ao show do Paul McCartney no Maracanã em 1990. Não sou um beatlemaníaco fanático, portanto não faço loucuras, mas acho que gosto da banda pela qualidade de seu trabalho, pela musicalidade e pela beleza das melodias. Espero que o filme faça justiça à grande pessoa que foi Lennon.

2 comentários:

isabela disse...

o filme nao eh um documentario né.. e pelo que me lembro do trailer vai contar a história de Lennon desde criancinha.. mas quero muito veer! t amo pai

Carlos Mercuri disse...

Ah,eu também quero muito ver, espero que seja mesmo à altura dele. Te amo também filhinha. Beijos