O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens
dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

terça-feira, 5 de março de 2013

Digressões de um perna de pau

 
Charge de Mário Teixeira (portalfiel.com.br)


Assisti ontem (04/03/13) à entrevista do jogador de futebol Neymar no Programa do Jô. Ou melhor: mais vi do que prestei atenção às suas palavras, entretido com outras coisas. Sou assim: me ocupo de várias coisas ao mesmo tempo, mas quando necessário me concentrar, me dedico. Não assisto a partidas de futebol sempre, esporadicamente a TV fica sintonizada em uma partida, mas, exceto em jogos da seleção brasileira em Copas, pouca atenção dou a isso. Mas pude perceber o quanto o rapaz é idolatrado por sua habilidade com a bola e, coisa estranha (para mim), sua vida social.

Ao final da entrevista, o programa exibe um clipe com lances em que o garoto do Santos dribla todo mundo e enterra a bola na rede adversária. “Ohs!” admirados na plateia. Aplausos efusivos ao final. Um show. Não tenho nada contra as pessoas gostarem de futebol ou jogadores e em certos casos colocarem isso acima de outros interesses na vida. A questão é que não aprendi a gostar. Nunca gostei. E durante muito tempo me senti excluído por isso. Em toda roda com amigos em que o assunto entrava, ficava eu lá isolado, sem opinião a dar, sem comentários a fazer... “Para qual time você torce?”. Minha resposta (“nenhum”) causava perplexidade, admiração, incredulidade...

Tenho algumas teorias a respeito. Primeira – e creio que a mais importante -, é que meu pai também não ligava para futebol, o que já indica que não cresci com esse interesse a me rondar. Em seguida, tive raquitismo, e o medo de quebrar os frágeis ossos em uma canelada me impedia de participar de partidas com os vizinhos nos campinhos de várzea dos lugares em que morei. Depois, na escola, nas aulas de educação física, a falta de habilidade levava os colegas a gozar de minha cara, e ser chamado de perna de pau em plena infância-adolescência não presta para a autoestima de ninguém. Pior que, além de ser caçoado pelos colegas, também os professores faziam questão de apontar essa minha incapacidade.

Enfim. Da falta de interesse para a ojeriza foi um passo. Por isso, até  hoje não entendo por que pessoas a quem eu admiro intelectualmente, com carreiras bem-sucedidas, com inteligência acima da média perdem as estribeiras por causa desse esporte dito bretão. Não entra em minha cabeça as pessoas mudarem seu humor conforme o resultado de uma partida de seu time de coração... Não consigo digerir que se ignore que futebol é um negócio cada vez mais rentável e que atletas especiais ganhem muito mais do que pessoas que dedicaram mais da metade de suas vidas se preparando para outra profissão. Sim, vão responder: é o retorno financeiro que isso dá a quem o patrocina. Enfim, ao cabo, tudo é uma questão de grana.

Nenhum comentário: