Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.
Em 1961, Bob Marley - morto há quase 44 anos -, escreveu aquela que seria sua primeira canção gravada, "Judge Not", impressa em vinil no ano seguinte.
Robert Nesta Marley, nascido em 6 de fevereiro de 1945, tinha então 16 anos, e havia dois estava em Kingston para seguir carreira musical.
Em 1963, Marley se juntou a Peter Tosh, Bunny Livingston, Junior Braithwaite, Beverly Kelso e Cherry Smith para formar o grupo vocal Teenagers; mais tarde rebatizado de Wailing Wailers e depois simplesmente Wailers.
Eles tocavam o principal ritmo do país, o ska, de onde se originou o reggae, que se baseia em uma mistura de sons africanos com o rhythm & blues (R&B).
O primeiro single da banda, “Simmer Down”, foi a música mais executada nas rádios jamaicanas durante dois meses seguidos. Na época, o grupo já contava com mais três integrantes: Junior Braithwaite e os backing-vocal Beverly Kelso e Cherry Smith.
Em 1966, Bob Marley se casa com Rita Anderson e viaja para os Estados Unidos, onde permanece durante oito meses ao lado da mãe e do padrasto.
De volta à Jamaica, Marley se reúne com Bunny e Peter, retoma o grupo.
O sucesso dos Wailers começou quando eles se uniram ao produtor Lee Perry e gravaram “Soul Rebel”, “400 Years” e “Small Axe”, já com influência da crença “Rastafar” – de origem africana, mas de grande apelo na Jamaica.
Em 1970, o baixista Aston Barret e o baterista Carton Barret se uniram à banda.
Em 1971, o grupo assinou com a Island Records e em 1973 gravaram o álbum “Catch a Fire”, o primeiro do grupo e com grande destaque para a música da Jamaica.
A gravadora promoveu uma turnê da banda pela Inglaterra e Estados Unidos. Nesse mesmo ano, lançam o álbum “Burnin”, que trouxe duas canções de Bob e de Peter, “Get Up, Stand Up” e “I Shot the Sheriff”, que foi gravada por Eric Clapton, em 1974, e virou o hit n.º 1 nos Estados Unidos.
O terceiro álbum, “Natty Dread” (1974), lançou a música “No Woman, No Cry”. Nesse mesmo ano, Peter e Bunny deixam a banda, e Rita, sua esposa, se une ao grupo, junto com Judy Mowatt e Marcia Griffiths, e ficam conhecidas como “I'Threes”.
Em 1976, o grupo lança o quarto disco de estúdio, “Rastaman Vibrations”. Nessa época, a banda começa a ser reconhecida como “Bob Marley & The Wailers”. Logo, o disco atinge as primeiras posições das paradas musicais nos Estados Unidos.
Nessa época, a Jamaica passava por uma grave crise político social. O músico resolve fazer um show gratuito no Parque dos Heróis Nacionais em Kingston, com o objetivo de pedir o fim dos conflitos ocorridos entre as diversas gangues.
No dia 3 de dezembro de 1976, dois dias antes do show, Bob Marley sofreu um atentado quando homens armados entraram em sua casa em Hope Road. Os tiros feriram gravemente sua esposa Rita Marley e seu empresário Dom Taylor, enquanto Marley sofreu ferimentos leves no peito e no braço.
Após o ocorrido, Marley resolve ir morar em Londres. Em 1977, grava o álbum “Exodus”, que permaneceu por mais de 50 semanas nas primeiras posições na Inglaterra. A faixa “One Love” fez grande sucesso. Kaya foi outro sucesso, com destaque para "Is This Love" e "Satisfy My Soul".
De volta à Jamaica, Marley organiza o “One Love Peace Concert”.
Em 1979, Marley lança o disco “Survival”, no qual revela em algumas músicas a dor e o ódio com relação às injustiças sociais, como nas faixas “So Much Trouble in the World” e “Ambush in the Night”. No álbum, foi lançada também a música “Africa Unite”.
Foi então convidado para as comemorações pela independência do Zimbabwe em 17 de abril de 1980.
Em 1977 foi diagnosticado com um câncer de pele do tipo agressivo, recusou-se a tratá-lo por questões religiosas, mas no fim de sua vida aderiu à Igreja Ortodoxa, porém já era tarde demais.
Bob Marley morreu aos 36 anos em Miami, no dia 11 de maio de 1981, vítima do câncer. Seu funeral teve honras de chefe de Estado e a data de seu nascimento é feriado nacional na Jamaica. (Fontes: Biografia, All Music)