O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

quarta-feira, 19 de março de 2025

Brenda Lee


Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.

Brenda Lee estourou nas paradas de sucesso mundial na década de 1950, quando ainda era uma menina prodígio.

Na década de 1960 chegou a superar Elvis Presley na lista de músicas que se tornaram hits.

Com apenas 1,44 metro de altura, e uma carinha de menina, Brenda Lee foi apelidada de "Little Miss Dynamite" na América e, no Brasil, era chamada de "A Cantora Explosiva".

Brenda Mae Tarpley nasceu em Atlanta, em 11 de dezembro de 1944. Começou a cantar na Igreja Batista ainda muito pequena. Após ganhar um concurso de talentos mirins em uma escola, foi convidada para cantar na rádio local, quando tinha apenas 6 anos de idade.

Ela agradou, e continuou cantando no rádio nos anos seguintes, e em 1953, quando seu pai faleceu, tornou-se a responsável pelo sustento da família. Brenda tinha 9 anos na época.

Sua carreira teve um salto após aparecer na televisão cantando "Jambalaya" (Hank Williams), em 1955. No ano seguinte, pela Deca Records, ela gravaria a canção em seu primeiro disco.

"Jambalaya" tornou-se um dos maiores sucessos ao longo de toda a carreira da cantora. Nos anos seguintes, emplacou diversos hits, cantando country e rock and roll.

Em 1958, bateu recordes de vendas com a canção "Rockin' Around the Christmas Tree" (Johnny Marks), uma das músicas mais tocadas na história dos Estados Unidos.

Em setembro de 1959, a menina cantora veio se apresentar no Brasil, como uma atração internacional exibida pela televisão brasileira. Ela cantou na TV Tupi carioca, canal 6 do Rio de Janeiro, e na TV Record de São Paulo.

Em 1960, gravou "I'm Sorry" (Dub Allbritten e Ronnie Self), que se tornou outro grande sucesso de sua carreira.

No ano seguinte, estreou no cinema em "Os 2 Ursinhos" (The Two Little Bears, 1961), uma produção da Disney.

Aos 17 anos de idade, ela estava deixando a adolescência, e sua voz ficava mais madura. Brenda emplacou seu último hit nas paradas de sucesso em 1963, mas nunca parou de cantar.

Nas décadas de 1970 e 1980, passou a dedicar-se mais ao gênero country. Ela ainda excursiona pelo mundo e gravou seu último disco no ano de 2000.

Em 1961, seu grande sucesso foi "Dum Dum" (Jackie DeShannon e Sharon Sheeley). A canção alcançou a 4ª posição na Billboard Hot 100, e consta do LP "All the Way", da Decca. (Fonte: Memórias Cinematográficas)


Nenhum comentário: