Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.
Celso Murilo, nascido Celso Levehagen, em Baependi (MG) em 1938, aprendeu violão e piano sozinho.
Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1959 e foi contratado pela boate Arpege, onde trabalhou com João Gilberto, Tom Jobim e outros bambas.
Em 1961, foi contratado pela boate Drink substituindo Djalma Ferreira e Ed Lincoln.
Em meados da década de 1960, passou a dirigir a boate Rio 1800. Ainda em 1961, foi contratado pela gravadora Pawal e lançou três LPs no mesmo ano: "Sambas na Passarela - Celso Murilo e Seu Ritmo", "Ritmos na Passarela - Celso Murilo Órgão e Ritmo" e "Mr. Ritmo - Celso Murilo e Seu Conjunto".
Em 1962, lançou o LP "Férias no Drink". Em 1963, foi convidado por Johnny Alf, que o ouvira tocar na boate Drink, para ser o arranjador do segundo LP que ele lançaria, "Diagonal".
Em 1964, transferiu-se para a gravadora Odeon e gravou com seu conjunto o LP "Tremendo Balanço - Celso Murilo e Seu Conjunto".
Seguiu tocando em bares e boates e participando de gravações de estúdios a partir do momento em que as grandes boates entraram em decadência na década de 1970.
Não se tem mais notícias de seu paradeiro, mas a galera do ótimo Toque Musical garante que ele vive em sua cidade natal.
Em 2014, o produtor Marcelo Fróes relança em CD quatro LPs de Celso, na caixa "Bossa é Bossa", com títulos também do vibrafonista Célio Balona (1938-) e do pianista Hélio Mendes (1925-1991), pelo selo Discobertas.
Escreve Ruy Castro na contracapa da caixa: "'Bossa é Bossa' revive o tempo em que a boa música brasileira ditava o repertório da noite carioca."
No vídeo, "Atire a Primeira Pedra", de Ataulfo Alves e Mário Lago, composta em 1943. (Fontes: Toque Musical, IMMuB, Dicionário Cravo Albin da MPB e Ziriguidum.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário