O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

sábado, 1 de março de 2025

Marisa Gata Mansa

Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.

Marisa Vertullo Brandão (1933-2003), a Marisa Gata Mansa, apelido dado pelo jornalista Djalma Sampaio por causa de seu jeito calmo de falar, começou a cantar nos anos 1950, como crooner de orquestra e começou a trabalhar com Dolores Duran e João Gilberto, que compôs para ela, junto com Russo do Pandeiro, "Você esteve com meu bem?", lançado em 1953 pela RCA Victor, tendo no lado B "Grande Mágoa", de Clóvis Santos.

Era considerada uma das maiores intérpretes do cantor e compositor Antônio Maria. No final dos anos 1950 Marisa estreou na TV Tupi e nos anos 1960 fez teatro em São Paulo.

Em 1972 gravou seu maior sucesso, a música "A Viagem" , de Paulo César Pinheiro e João de Aquino.

Seu último trabalho, de 1997, foi o CD "Encontro com Antônio Maria".

Entre 1958 e 1961, Marisa gravou cinco discos pela gravadora Copacabana, entre eles o elogiado "Marisa simplesmente", em que interpretava "Toma lá dá cá", de Toni Vestane.

Foi casada com o compositor, pianista e arranjador Cesar Camargo Mariano, também seu parceiro nas músicas "Ciuminho" e "Lena", e teve um filho com ele, o baixista Marcelo Mariano.


Nenhum comentário: