Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.
Em 1961, os irmãos Don (1937-2021) e Phil (1939-2014) Everly, The Everly Brothers, lançaram três singles pela Warner Bros, com quem assinaram no início dos anos 1960, após três anos bem-sucedidos na Cadence, onde emplacaram o primeiro grande sucesso deles, "Bye Bye Love" - uma canção do casal Felice e Boudleaux Bryant que havia sido rejeitada por 30 selos antes.
"Walk Right Back" (Sonny Curtis), "Tempation" (Nacio Herb Brown e Arthur Freede) e "Don't Blame Me" (Jimmy McHugh e Dorothy Fields) não chegaram ao topo das paradas nos EUA, mas fizeram sucesso no Reino Unido, onde dois futuros astros os adoravam: John Lennon (1940-1980) e Paul McCartney (1942-).
Lennon, aliás, disse que a harmonia vocal de "Please Please Me" foi inspirada na de "Cathy's Clown", composição dos irmãos que estourou nos EUA e na Inglaterra em 1960.
Filhos de um mineiro de carvão no Kentucky, os irmãos começaram a se apresentar na escola. Quando a família se mudou para Iowa, eles tinham um programa de rádio (o pai deles, Ike, também era cantor).
Quando chegaram à adolescência, os irmãos se mudaram para Nashville, onde, em 1956, gravaram um single na Columbia, "Keep A-Lovin' Me", de Don, fracasso de vendas.
Demitidos da gravadora, ficaram um tempo ao léu até serem contratados pela Cadence, onde, além de "Bye Bye Love", emplacaram também hits como "Wake Up Little Susie", também dos Bryant, que ainda lhe renderam os sucessos "All I Have to Do Is Dream", "Bird Dog" e "Problems".
Em 1961, eles se alistaram na reserva do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e ficaram fora de cena por um tempo.
No final da década de 1960, os irmãos retornaram ao country rock, e seu álbum de 1968, "Roots", foi aclamado por alguns críticos como "um dos melhores álbuns country-rock".
Mas já não alcançavam o sucesso de antes e perderam o contrato com a Warner, além de se viciarem em drogas.
Em 1973 a dupla se separou e os irmãos seguiram carreiras solo. Voltaram a se reunir no palco dez anos depois e gravaram alguns discos nos anos 1980.
Os últimos grandes shows dos irmãos ocorreram em meados dos anos 1990, quando eles se juntaram para abrir para Simon & Garfunkel na turnê Old Friends.
Phil morreu em 3 de janeiro de 2014, aos 74 anos, de complicações pulmonares. Após a morte de seu irmão, Don fez aparições públicas ocasionais, incluindo se juntar a Paul Simon no palco para cantar "Bye Bye Love" na turnê de Simon em 2018. Em 21 de agosto de 2021, Don morreu de ataque cardíaco em sua casa em Nashville, aos 84 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário