O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Astor Piazzolla

Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.


Composta em 1959 quando da morte de seu pai, Vicente “Nonino” Piazzolla, "Adiós Nonino" só foi lançada dez anos depois com seu quinteto, pela gravadora Trova. Mas há um registro raro dessa composição, gravado pela RCA Victor em 28 de janeiro de 1961, e descoberto pelo crítico musical Diego Fischerman em seu projeto de resgatar as gravações de Astor Piazzolla (1921-1992) na RCA Victor e na CBS Columbia entre 1961 e 1982.

Tornou-se uma de suas obras mais conhecidas e, em suas próprias palavras, "a mais bela melodia que escrevi".

É uma ilustração requintada da transformação que Piazzolla promoveu no tradicional tango argentino, influenciado pelo jazz, que ouviu ainda menino quando morou em Nova York, e após estudar com a célebre professora francesa Nadia Boulanger (1887-1979) na França.

É o único caso em que o próprio Piazzolla adaptou uma obra de suas criações populares para a sala de concertos.



Nenhum comentário: