O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Nat King Cole

Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.

Nat King Cole, nascido Nathaniel Adams Coles (1919-1965), foi um cantor e pianista de jazz norte-americano, que, como muitos outros, começou a cantar no coral da igreja Batista em Chicago onde seu pai era pastor e lá começou também a aprender piano, com a mãe, organista da igreja.

Largou a escola aos 15 anos para seguir a carreira musical. Formou um sexteto com seu irmão Eddie, que gravou dois singles para a Decca em 1936 como "Swingsters de Eddie Cole".

Depois de se casar, em 1937, com Nadine Robinson, liderou uma big band e tocou piano em boates.

Quando o dono de um clube lhe pediu para formar uma banda, ele contratou o baixista Wesley Prince e o guitarrista Oscar Moore, que passaram a se apresentar como "King Cole Swingsters" e depois "King Cole Trio".

Sem baterista, o grupo consolidou-se depois como formação básica de trio de jazz.

Seu primeiro sucesso foi "Sweet Lorraine", em 1940, quando passou também a cantar.

Em 1956, teve um programa na NBC, o The "Nat 'King' Cole Show".

Cole cantou também em espanhol e português. Nesta língua, ficou marcada a sua interpretação de “Não Tenho Lágrimas”, de Max Bulhões e Milton de Oliveira, gravada em seu álbum “A Mis Amigos”, gravado no Rio de Janeiro, quando de sua turnê pelo Brasil, lançado pela Capitol.

A música “Ansiedad”, desse mesmo disco, é uma valsa composta pelo compositor venezuelano José Enrique Sarabia, quando o compositor estava com apenas 15 anos de idade.

Em 1961, alcançou o 13º lugar nas paradas brasileiras.


Nenhum comentário: