O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Tim Maia

Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.


O ano de 1961 foi particularmente importante para o som que Tim Maia viria a fazer quando retornasse ao Brasil, deportado, em 1964. Morando nos EUA, o então Jimmy, The Brazilian, como era conhecido, conheceu o cantor italiano Felix De Masi e, com outros amigos - Roger Bruno, Paul Mitranga e Bill Adair - formaram o The Ideals, com repertório e estilo focado na então nascente soul music, cuja maior caixa de ressonância era a gravadora Motown, de Detroit.

O quinteto chegou a gravar um acetato, para o qual reza a lenda que Tim conseguiu convencer Milton Banana, que estava lá para a famosa apresentação dos bossa-novistas Tom Jobim e João Gilberto no Carnegie Hall, em 1962, para tocar bateria no disco.

A demo-tape teve "New Love", de Tim e Roger Bruno, no lado A, e “Go Ahead and Cry” no outro lado. O acetato foi gravado no estúdio Ray Cup Records, em Nova York, e, até onde se sabe, nunca foi lançado.

Tim gravou "New Love" em seu quarto LP, de 1973, com uma levada meio bossa-nova, e "Go Ahead...", canção no estilo Doo-Wop, aparece em uma coletânea chamada Crystal Ball Records, onde a faixa é atribuída a Felix & The Ideals. Na gravação, ouve-se nitidamente Tim nos backing vocals.


Nenhum comentário: