O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Geraldo Vandré

Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.

No início dos anos 1960, o paraibano Geraldo Pedrosa de Araújo Dias (1935-), então estudante de Direito no Rio de Janeiro, começou a frequentar os Centros Populares de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), onde reencontrou o compositor carioca Carlos Lyra (1933-2023), a quem havia pedido, anos antes, uma música para participar de um festival.

Desse reencontro saíram duas parcerias: "Quem quiser encontrar o amor" e "Aruanda". A primeira fez parte da trilha sonora do curta-metragem "Couro de Gato", de Joaquim Pedro de Andrade, filmado em 1960 e que, dois anos depois, integrou um dos episódios do filme "Cinco Vezes Favela", com curtas também de Marcos Farias, Miguel Borges, Cacá Diegues e Leon Hirszman.

"Quem quiser..." foi gravada em um 78 rpm em 1961 por Geraldo, que adotou definitivamente o sobrenome artístico Vandré, pela gravadora RGE. No lado B, "Sonho de Amor e Paz" (Baden Powell e Vinicius de Moraes). (Fontes: 'Geraldo Vandré, Uma Canção Interrompida', de Vitor Nuzzi, Kuarup, 2015; Dicionário Cravo Albin da MPB; IMMuB.)


Nenhum comentário: