O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Emilinha Borba

Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.


Emília Savana da Silva Borba (1923-2005), conhecida como Emilinha Borba, nasceu no Rio de Janeiro. Foi uma das intérpretes mais populares da Rádio Nacional e do Brasil no século XX.

Conquistou o título de “Rainha do Rádio” em 1953. Ficou marcada também por uma suposta polêmica com a cantora Marlene (1922-2014), considerada sua “rival”.

Começou menina a se apresentar em programas de auditório e de calouros. Ganhou seu primeiro prêmio, aos 14 anos, na "Hora Juvenil", da Rádio Cruzeiro do Sul.

Cantou também no programa "Calouros de Ary Barroso", obtendo a nota máxima ao interpretar "O X do Problema", de Noel Rosa. Logo depois, começou a fazer parte dos coros das gravações da Columbia.

Com Bidu Reis (1920-2011) formou a dupla As Moreninhas, que durou pouco e seguiu carreira solo, sendo contratada pela Rádio Mayrink Veiga, recebendo de César Ladeira (1910-1969) o título "Garota Grau Dez".

Grava o primeiro 78 rpm em 1939 com o o samba-choro "Faça o Mesmo", de Antônio Nássara e Eratóstenes Frazão, e o samba "Ninguém Escapa", de Eratóstenes Frazão.

Carmen Miranda (1909-1955), de quem sua mãe fora camareira, a leva para um teste no Cassino da Urca, onde começa a se apresentar como crooner.

Em 1941 assina com a Odeon e, em 1942, vai para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, sendo a estrela maior da emissora por 27 anos.

Afastou-se da música por problemas de saúde de 1968 a 1972.

Entre os singles gravados em 1961, "Me Leva Pro Céu" (Fernando Costa e Rossini Pinto), com "Intriga" (Rutinaldo Silva) no lado B, pela Columbia, teve destaque nas paradas.


Nenhum comentário: