O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Maysa

Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.


"No dia 21 de agosto de 1960, às 17h30, Maysa (1936-1977) convocou a imprensa carioca para uma entrevista coletiva em que anunciaria a boa-nova.

De um dos salões do luxuoso hotel Copacabana Palace, Maysa anunciou que, na rápida passagem pelos Estados Unidos, assinara contrato com empresários norte-americanos, e mais um contrato com a famosa agência e produtora Associated Booking Corporation, para apresentações nos EUA durante um prazo de 3 anos.

O primeiro compromisso seria dali a dois meses, no Blue Angel Nightclub – simplesmente, a mais sofisticada boate de Nova York.

No dia 25 de outubro de 1960, embarcou no Comet da frota da Aerolineas Argentinas, proveniente de Buenos Aires, com destino aos EUA.

Pouco antes da partida, o presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976), seu fã declarado, fez com que o avião de Maysa aterrissasse na novíssima capital brasileira – Brasília -, onde recebeu Maysa em audiência oficial, cumprimentando-a pela divulgação da música brasileira no exterior.

No dia 1º de novembro de 1960, ela subiria pela primeira vez em um palco nova-iorquino."

O texto acima, extraído do blog oficial da cantora (http://maysamonjardimoficial.blogspot.com/), menciona mais adiante que Maysa gravou, entre o inverno de 1960 e 1961, em Nova York, um disco que se tornaria mitológico.

No álbum "Maysa Sings Songs Before Dawn", lançado pela Columbia, a cantora é acompanhada pela orquestra do maestro Jack Pleis (1917-1990) e faz, em inglês, francês, espanhol e português, releituras de clássicos nas vozes de Billie Holiday (1915-1959), Judy Garland (1922-1969), Chet Baker (1929-1988) e Frank Sinatra (1915-1998).

A única música na língua pátria é “A Noite do Meu Bem”, de Dolores Duran (1930-1959) . Há ainda a primeira gravação dela de “Ne Me Quitte Pas”, de Jacques Brel (1929-1978).

O álbum jamais foi lançado no Brasil, pois a gravadora RGE detinha a exclusividade sobre Maysa no país, mas chegou a ser reeditado na Argentina, no Uruguai e no Peru.

Não fez muito sucesso nos States, até porque Maysa logo retornaria ao Brasil e a divulgação parou.

Sobre sua tentativa de se lançar nos EUA, disse ela tempos depois: "Eu consegui também acabar com aquele troço, porque não era bem aquele troço, estava muito profissional demais, muito 'arrumadinho' demais...”

Esta é Maysa!


Nenhum comentário: