Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.
Helenice Teresinha de Lima Pereira de Almeida, nome de batismo da cantora e atriz nascida em Salvador Ellen de Lima (1938-), fez sucesso durante o período dourado do rádio, na década de 1950.
Celebrizou-se ao ser a intérprete da "Canção das Misses", escrita por Lourival Faissal (1922-1979), para servir de tema do tradicional concurso de Miss Brasil.
A carreira artística começou em 1950, no programa de calouros de César de Alencar (1917-1990), na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, para onde a família se mudou quando ela tinha 2 anos de idade.
Aos 8 anos, cantou no programa "Papel Carbono", de Renato Murce (1900-1987), na Rádio Nacional, imitando Heleninha Costa (1924-2005), sendo a vencedora da noite.
Em 1954, foi contratada pela Rádio Mayrink Veiga para apresentar-se no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde morou por dois anos.
Tornou-se artista da Columbia e lançou ainda em 1954 seu primeiro disco a convite do maestro Renato de Oliveira (1923-1980), com o samba-canção "Até Você" (Armando Nunes) e o slow-fox "Melancolia" (Allain Romans, versão do Capitão Furtado).
Em 1957, trocou a Mayrink Veiga pela Nacional, do Rio de Janeiro, onde alcançou o auge de sua carreira, fazendo sucesso com o bolero "Vício" (Fernando César), gravado pela Columbia no seu primeiro LP, "Só Ellen", que incluía também o bolero "Mente", do mesmo compositor.
Fez várias aparições em programas de televisão, passando depois a atuar quase exclusivamente em boates.
Em 1963, gravou o LP "Ellen de Lima", selo Chantecler, com "Nós" (Malgoni e Pallesi, versão de Júlio Nagib) e "Leva-me Contigo" (Dolores Duran).
Três anos depois, pela mesma gravadora, lançou "Ellen... Canta!", destacando-se "Na Paz do seu Olhar" (João Melo) e "Você é Todo Mal Que Me Faz Bem" (Umberto Silva e Paulo Aguiar).
Seu LP "Ellen de Lima", lançado pela Odeon em 1969, incluía "Cante, Cante" (Tito Madi) e "Somente Porque Te Amo" (Leci Brandão).
Em 1961, lançou três compactos simples pela RCA Victor: "Ainda Te Quero" (Mozart Brandão)/"Convite à Saudade” (Santos Garcia); "Analfabeta em Amor" (Santos Garcia)/"Chorou Chorou” (Luiz Antônio) e "Faz-me Rir" (Me Da Risa), de Francisco Yoni e Edmundo Arias, versão, Teixeira Filho/"Volta Meu Bem” (Eurico Campos).
Segue ativa, principalmente nas redes sociais (Instagram @ellen_de_lima_oficial). Em 2023, concedeu uma longa entrevista ao site "A Música De", contando sua história e projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário