Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.
“Wooden Heart (Muss I Denn)”, uma composição de Fred Wise, Ben Weisman, Kay Twomey e do alemão Bert Kaempfert, foi cantada por Elvis Presley no filme "G.I. Blues" (no Brasil, 'Saudade de um Pracinha'), de 1960, em cena em que ele contracena com uma boneca de marionete.
Mas, curiosamente, a canção não foi lançada à época nos EUA, porque os empresários do Rei a acharam "brega" demais e poderia prejudicar sua imagem na América. Mas a gravação chegou ao primeiro lugar no Reino Unido e na Alemanha (metade da letra é na língua de Goethe).
Nos EUA, Elvis só a gravaria em 1964, como lado B do single com "Blue Christmas" (Billy Hayes e Jay W. Johnson) no lado A.
A música é baseada na canção folclórica alemã "Muss I Denn", de Friedrich Silcher.
Em 1961, o cantor Joe Dowell (1940-2016) fez sua estreia no mundo dos discos com essa canção, pela gravadora Smash Records. No ano anterior, Dowell apareceu interpretando a si mesmo cantando no filme alemão "Schlager-Raketen", dirigido por Erik Ode, do qual também têm participações Nat King Cole, Cab Calloway, Duke Ellington e Sarah Vaughan.
O disco logo chegou ao topo da Billboard, lá permanecendo por sete semanas, talvez pela lembrança do público da versão de Presley - porque a interpretação de Dowell realmente não tinha como se destacar tanto. Mesmo assim, vendeu mais de 1 milhão de cópias e rendeu disco de ouro.
Dowell se entusiasmou com o sucesso, quis gravar suas próprias composições, o que seu contrato com a Smash impedia. Gravou mais três singles no selo. Continuou gravando em outros selos, inclusive um criado por ele mesmo, mas sem destaque.
Nos anos seguintes sobreviveu como roteirista de seriados de TV. Morreu de ataque cardíaco em 4 de fevereiro de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário