O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Stevie Wonder


Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.


Stevland Hardaway Morris (1950-) mudou-se com a família de Michigan para Detroit após a mãe, Lula Mae Hardaway, separar-se de seu pai, Calvin Judkins.

Ali, começou a tocar vários instrumentos, incluindo piano, gaita, bateria e baixo e cantar em um coral de igreja.

Sua genialidade chamou a atenção de Roonie (1939-1995), do grupo de R&B Smokey Robinson & The Miracles, que o leva para a Motown.

Impressionado, o presidente da gravadora especializada em música negra, Berry Gordy Jr. (1929-), fecha contrato com ele e o lança como Little Stevie Wonder, pelo selo Tamla.

O primeiro single, "I Call It Pretty Music But The Old People Call It The Blues" (Clarence Paul e Berry Gordy Jr.), saiu em 1961. Stevie Wonder tinha 11 anos!

O primeiro número 1 veio dois anos depois, com "Fingertips (Pt. 2), de Clarence Paul e Henry Cosby. No ano seguinte, estreia no cinema, interpretando a si próprio, em "Muscle Beach Party", dirigido por William Asher.

Logo depois, tira o Little do nome e segue gravando e também compondo para outros artistas e aos poucos foi se consolidando como um músico antenado com as questões sociais, com letras de teor político, e acumulando prêmios Grammy.


Nenhum comentário: