O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Robert Johnson

Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.

A história é bem conhecida. Robert Leroy Johnson (1911-1938) era um guitarrista fraco que vivia buscando oportunidades em bares do Delta do Mississippi, no sudeste dos EUA.

Um dia, desapareceu, não foi mais visto. Tempos depois, reaparece tocando o violão como ninguém. Diz a lenda que vendeu a alma ao Diabo em troca de aprender a tocar o instrumento.

A estória está no filme "Crossroads" (no Brasil 'Encruzilhada'), de 1986, dirigido por Walter Hill.

Fato ou não, a verdade é que Robert Johnson conseguiu duas sessões de gravação em San Antonio, em novembro de 1936, e em Dallas, em junho de 1937.

Gravou 29 músicas, lançadas entre 1937 e 1938 em 78 rpm pela Vocalion.

Morreu envenenado aos 27 anos.

Em 1961, a Columbia lançou o LP "King of the Delta Blues Singers" com 16 gravações mono, nove delas remanescentes da série de 78 rpm, e sete nunca lançadas no mercado.

O disco mudou para sempre a vida de guitarristas ainda nas fraldas como Eric Clapton, Keith Richards, Jimi Hendrix, Jimmy Page e Bob Dylan, entre muitos outros.

Em 1970, a Columbia lançou "King of the Delta Blues Singers, vol. II", incluindo outras gravações de Johnson.

A canção escolhida, "Me and the Devil Blues", alimenta a lenda.



Nenhum comentário: