O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Leila Silva

Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.

A manauara Inezilda Nonato da Silva (1935-), mais conhecida como Leila Silva, veio com a família para Santos (SP) em 1950, onde começou a se apresentar na Rádio Atlântica.

Teve um programa exclusivo na Rádio Clube de Santos. Em 1959 foi contratada pelo selo Califórnia e estreou em discos cantando os sambas-canção "Resignação", de Plínio Metropolo, e "Mentira", de Dênis Brean e Osvaldo Guilherme.

No mesmo ano, transferiu-se para a gravadora Chantecler e gravou o tango "Mar negro", de Leo Rodi e Palmeira, e o samba-canção "Irmã da saudade", de Portinho e João Pacífico.

O primeiro LP, "Perdão para Dois", foi lançado em 1960. Em abril de 1961, seu sucesso foi o samba "Justiça de Deus", de Normindo Alves e Ruth Amaral, com "Nossa União", de Vicente Clair, no lado B.

Ainda na década de 1960, teve um programa na TV Record de São Paulo que ficou no ar durante três anos. Emplacou outros sucessos pela Continental, para onde foi em 1964, mas, na falta de um investimento da gravadora, foi perdendo terreno no mercado.

Tentou a RCA Victor, onde não aconteceu. Continua se apresentando esporadicamente e, em 2002, lançou, pelo selo Revivendo, o CD "Leila Silva - O Mais Puro Amor", com regravações de suas canções. (Fontes: Dicionário Cravo Albin da MPB e Brazilian Pop).



Nenhum comentário: