O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Tião Carreiro e Pardinho

Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.

Tião Carreiro e Pardinho foi a primeira dupla caipira a gravar "O Rei do Gado", composição de Teddy Vieira (1922-1965), em 1961, pela Chantecler.

A música coloca frente a frente o rei do café, de Ribeirão Preto, e o do gado, de Andradina, ambas cidades do interior de São Paulo e que, atualmente, têm na cana de açúcar a principal atividade agrícola.

Aliás, a cidade do Rei do Gado foi notícia em março de 2021 com a informação de que a prefeitura estava leiloando carros de luxo para levantar recursos para o combate à covid-19.

Segundo matéria da "Folha de S. Paulo", a UTI da cidade estava lotada, assim como leitos de enfermaria, e, com 123 óbitos (à época) provocados pelo coronavírus, a prefeitura pretendia obter ao menos R$ 179 mil ao vender três veículos, ligados ao gabinete do então prefeito Mário Celso Lopes (PSDB). Os automóveis ficaram expostos na entrada da cidade, junto a um monumento que exibe a frase "Terra do Rei do Gado".

A dupla Tião Carreiro e Pardinho formou-se em 1954. Composta por José Dias Nunes (Tião Carreiro - 1934-1993) e Antônio Henrique de Lima (Pardinho - 1932-2001), a dupla se apresentou em circos e praças públicas.

Venceu o torneio de violeiros patrocinado pela Rádio Tupi de São Paulo em 1956 com o cururu "Canoeiro", de Zé Carreiro (1922-1970).

A apresentação chamou a atenção de Teddy Vieira, compositor e então diretor da Colúmbia, que os convidou para gravar um disco. Foi Teddy quem criou os nomes da dupla.

Tião Carreiro é considerado, juntamente com Lourival dos Santos (1917-1997), o criador do pagode sertanejo, um estilo especial de tocar, dedilhando a viola de 10 cordas, assim como um jeito especial no versejar.

A dupla também se destacava por a primeira voz, de Tião, ser a mais grave, quando o comum era a parte de voz mais aguda da dupla ficar em primeiro plano.

Tião ainda era responsável pelos solos de viola caipira e Pardinho, do som de base, no violão ou na viola.



Nenhum comentário: