O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Roberto Carlos

Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.


Lançado no segundo semestre de 1961 (entre julho e setembro), pela gravadora Columbia, "Louco Por Você" é o primeiro LP de Roberto Carlos, com produção de Carlos Imperial.

Roberto havia gravado antes dois 78 rpm, "João e Maria" e "Fora do Tom", em 1959, e "Brotinho sem Juízo" e "Canção do Amor Nenhum" (1960).

O primeiro LP é, dizem, até hoje desprezado pelo Rei, que não gostou dele por ter desafinado na faixa que abre o disco, o bolero "Não é Por Mim", e por não ter foto dele na capa - mas, sim, uma reprodução da capa de um LP do organista americano Ken Griffin.

Verdade ou não, o disco até hoje não foi relançado e alcançava cotações absurdas nos sebos por aí.

Conta Paulo César Araújo no livro "Roberto Carlos em Detalhes", retirado de circulação por ordem do biografado, que Roberto e amigas ficavam ligando o dia todo para as rádios pedindo para tocar a faixa-título do LP (isso bem antes de seu Francisco, pai de Zezé Di Camargo e Luciano).

Assim, a música entrou nas paradas em outubro de 1961, mas as vendas foram decepcionantes: 512 cópias, cita Araújo!

Na contracapa, texto do diretor artístico da gravadora, Roberto Côrte-Real, anuncia o artista como "um jovem nascido aqui mesmo no Rio de Janeiro" - erro proposital, porque os executivos achavam que artistas do interior não faziam sucesso (Roberto, como todos sabem, nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo) e, ao fim, dizia ter certeza "de que Roberto Carlos também encontrará o seu lugar na linha de frente dos jovens e talentosos artistas da nova geração". Profético?

"Louco por Você" (Careful, Careful), um chá-chá-chá de Lee Pockriss e Paul Vance, versão de Carlos Imperial.



Nenhum comentário: