O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Cauby Peixoto


Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.

Cauby Peixoto Barros (1931-2016) nasceu em Niterói (RJ) em uma família de artistas.

Estudou num colégio de padres salesianos no Rio de Janeiro e já no tempo de estudante cantava no coral da igreja. Mais tarde, apresentou-se no programa de calouros da Rádio Tupi, chamando a atenção da Revista do Rádio, em 1949.

Cantou também no conjunto de seu irmão Moacir, na boate carioca Casablanca e, em 1951, gravou seu primeiro disco, pela Som.

Em 1952, mudou- se para São Paulo, passando a cantar nas boates Oásis e Arpege, e na Rádio Excelsior, com repertório de músicas estrangeiras.

Por volta de 1954, caiu nas graça do empresário Di Veras, que o levou para a Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, alcançando grande sucesso popular.

Depois de aparecer na revista norte-americana "Time" como o maior ídolo da canção popular brasileira, foi convidado para uma excursão aos EUA, onde gravou, com o nome de Ron Coby, um LP com a orquestra de Paul Weston, cantando em inglês. Ainda teve outras duas passagens pelos EUA.

Durante toda a década de 1960, limitou-se a apresentações em boates e clubes. Nas décadas seguintes manteve uma carreira regular de gravações e apresentações em casas de espetáculos e na TV.

Em 1980, em comemoração aos 25 anos de carreira, lançou pela Som Livre o disco "Cauby, Cauby", com músicas feitas especialmente para ele por Caetano Veloso (Cauby, Cauby), Chico Buarque (Bastidores), Tom Jobim (Oficina), Roberto e Erasmo Carlos (Brigas de Amor), entre outros.

Em 1982, apresentou-se no 150 Nigth Club, em São Paulo, ao lado dos irmãos Moacir (piano) e Araken (piston) e lançou o LP "Ângela e Cauby", o primeiro encontro dos dois cantores em disco.

Em 1989, os 35 anos de carreira foram comemorados no bar e restaurante A Baiuca, em São Paulo, ao lado dos irmãos Moacir, Araken e Iracema e Andiara (vozes).

No mesmo ano, a RGE relançou o LP "Quando os Peixotos se encontram", de 1957. Em 1993 foi o grande homenageado, ao lado de Ângela Maria, no Prêmio Sharp de Música.

Em 1996, foi lançada pela Columbia caixa com 2 CDs abrangendo suas gravações de 1953 a 1959, com sucessos como "Conceição" (Jair Amorim e Valdemar de Abreu, 1956).

Em 1961, lança, pela RCA Victor, o LP, "Cauby Canta Novos Sucessos", onde interpreta "Negue" (Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos). (Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira, PubliFolha).


Nenhum comentário: