O Barquinho Cultural

O Barquinho Cultural
Agora, o Blog por Bloga e O Barquinho Cultural são parceiros. Compartilhamento de conteúdos, colaboração mútua, dicas e trocas de figurinhas serão as vantagens dessa sintonia. Ganham todos: criadores, leitores/ouvintes, nós e vocês. É só clicar no barquinho aí em cima que te levamos para uma viagem para o mundo cultural

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Osny Silva

Nasci em 1961: Esta série de publicações apresenta músicas lançadas ou que tiveram destaque no ano de meu nascimento.

Osny Rufino da Silva Gomes (1919–1995) foi um cantor, compositor e locutor brasileiro, filho de família humilde.

Estudou piano e violino. Foi marinheiro, trabalhou como estivador e chegou a garimpar no Mato Grosso.

Atuou no Circo Piolim e entrou na Educadora Paulista (Gazeta) como operador de rádio em 1939.

Fez testes para cantor e chegou a ser reprovado junto com Nelson Gonçalves (1919-1998). Sua chance veio ao substituir um cantor numa emergência na Educadora.

Em 1940, assinou contrato com a Rádio Tupi e começou a gravar três anos depois, um 78 rpm com a valsa "Alza Manolita" (As Cartas Não Mentem Jamais), de Léo Daniderff, versão de Eduardo das Neves, pela Columbia.

Parou de cantar ao se casar, trabalhando como locutor, mas voltou aos estúdios, agora da Odeon, em 1953, ano em que recebeu o Troféu Roquette Pinto de Melhor Cantor.

Em 1959, fez a voz cantando do Príncipe Phillip na dublagem brasileira de "A Bela Adormecida", dos Estúdios Disney.

Ficou na Odeon até 1961, transferindo-se para a Continental, onde gravou entre 1962 e 1964.

Em 1967, estreou na Rádio Mundial de São Paulo. Afastou-se da vida artística em 1973 e morreu no município de Praia Grande, aos 75 anos.

Em 1961, dividiu o microfone com Hebe Camargo (1929-2012) no disco "Hebe Comanda o Espetáculo", lançado pela Odeon, cantando "El Día Que Me Queiras" (Alfredo Le Pera e Carlos Gardel, versão de Ribeiro Filho).


Nenhum comentário: